Análise e Contratação de Fontes de Financiamento

Bancos Públicos, Bancos Privados, Fundos de Investimento Privado, TIMOs e  Mercado de Capitais? Qual o melhor na hora de financiar?

Ao analisar como será financiado um empreendimento florestal, é importante pensarmos nas características que definem o risco da atividade. Florestas são investimentos de longo prazo (6 a 20 anos no mínimo), com alta mobilização de capital (floresta + terra), e mesmo existindo riscos potenciais de perdas de produção por pragas, doenças, incêndios, clima e posse da terra, quando comparadas com outras atividades é considerado de baixo risco. 

Existem diversas fontes de financiamento para plantios florestais, sendo as mais comuns com recursos da própria empresa, advindos do caixa, de captações no mercado ou através de terceiros, como Bancos Públicos, Bancos Privados, Fundos de Investimento Privado, TIMOs e  Mercado de Capitais.

Como decidir?

A decisão pela fonte de financiamento deve levar em consideração sempre a busca pelo menor custo de produção da madeira, que normalmente é reflexo de uma taxa de desconto menor, porém outros aspectos também são decisórios neste momento como:

  • A capacidade de endividamento e geração de caixa da empresa, que podem limitar a captação em valores ou taxas.
  • A gestão do valor investido e da floresta, como em alguns casos onde as TIMOs tem a prerrogativa de fazer a gestão da operação,
  • Contratos de suprimento de longo prazo que podem deixar definidos ao longo do tempo volumes, preços e pagamentos para minimizar os riscos dos investidores.

Com um grande network e acesso a Gestora de Investimentos, a Golden Forest possui profissionais experientes e qualificados para lhe ajudar a analisar, estruturar e executar os melhores cenários de suprimento de madeira para o seu negócio.

Para saber mais como podemos lhe ajudar  na Análise e Contratação de Fontes de Financiamento, nos chame através dos seguintes canais de contato:

Nos chame através dos seguintes canais de contato:
No e-mail contato@goldenforest.com.br ou via whatsapp (41) 99667-9625

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?