Como Funciona o Planejamento Estratégico do Suprimento de Madeira

Como a Golden Forest supre a demanda de planejamento estratégico de suprimento de madeira de seus clientes.

Quando nos colocamos no lugar do nosso cliente industrial, e perguntamos como podemos lhe atender melhor, certamente a resposta passa por oferecer garantia de estabilidade do processo, atendendo aos requisitos de qualidade, custos, eficiência e principalmente previsibilidade.

O primeiro passo para um planejamento estratégico de suprimento de madeira aderente à realidade é a análise de disponibilidade regional, na qual busca-se responder para os níveis atuais e futuros de consumo, ano a ano, pelo menos para um ciclo florestal: “De onde virá a madeira?”. 

A resposta dada a esse questionamento nos leva a construir e conhecer os melhores cenários de suprimento que podem passar por novos plantios (Green Field), compra de florestas em pé (Brown Field), contratos de suprimento de madeira (Wood Supply Agreement), compra de madeira SPOT, ou um mix de todos os estes. 

Um planejamento neste nível deve ser revisitado sempre que haja mudanças significativas no cenário em curso, e deve apresentar algum grau de flexibilidade para se adaptar a eventos, como ajustes em estradas e estoques, por exemplo.

Deve-se lembrar também que é importantíssimo um foco na gestão do riscos, no qual a partir de uma análise de probabilidade e impacto, deve-se mapear os principais riscos a serem minimizados ou terem planos de gestão bem definidos caso venham a ocorrer.

Não existem soluções mágicas. Problemas complexos normalmente exigem soluções complexas e a madeira cara, será sempre aquela que não se têm! 

Com raras exceções, o suprimento de madeira é uma atividade complexa, que mobiliza um grande volume de recursos físicos e financeiros, e que para sua execução exige informações de qualidade com pensamento crítico experiente, aderente à realidade e focado no cliente.

Para saber mais como podemos lhe ajudar a estruturar um Planejamento Estratégico de Suprimento de Madeira nos chame através dos seguintes canais de contato: 

Nos chame através dos seguintes canais de contato:
No e-mail contato@goldenforest.com.br ou via whatsapp (41) 99667-9625

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?